x_3cc34812

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gentileza



24/09/2012
 

O trânsito, como se faz frequente nas grandes cidades, estava atribulado, agitado mesmo.

Todos aparentavam ter a maior pressa em alcançar seus objetivos, em vencer o trajeto que parecia longo demais, devido à lentidão do tráfego.

Em uma dessas brechas do trânsito é que Lucas, na ânsia de vencer mais alguns metros, tentou uma manobra para mudar rapidamente de pista.

Não percebeu, porém, o carro que vinha logo atrás, obrigando o motorista a frear com rapidez. A buzinada veio logo em seguida, as palavras ditas com violência, que já podia escutar.

No próximo sinaleiro, os dois carros emparelharam. Lucas desceu o vidro do carro e dirigiu-se ao motorista que o havia xingado.

Esse, ainda vermelho pelo acontecimento de há pouco, preparou-se para a guerra verbal, que imaginou deveria iniciar naquele momento.

Foi quando Lucas, gentilmente lhe disse: Desculpe-me a má conduta. Foi pressa e distração. Perdoe-me o que lhe causei.

O semblante carregado do motorista vizinho foi substituído pela surpresa quase que de imediato. Atônito pela resposta que não esperava, desarmou-se da briga que já planejava.

E, rendido pela gentileza, abriu largo sorriso e respondeu: Imagine, meu amigo, não foi nada. Isso acontece com todo mundo!

* * *

Quantos de nós esquecemos da gentileza como a ferramenta para lidar com as situações difíceis do nosso cotidiano?

Reclamamos da virulência das pessoas, nos queixamos de como elas são ásperas e rudes, mas, muitas vezes, nos utilizamos das mesmas atitudes.

É bem verdade que o fim da história poderia ser outro, se Lucas não fosse gentil e educado. Se fosse agressivo, ao invés de receber um sorriso de compreensão, carregaria consigo a raiva e o destempero do outro.

Dessa forma, somos nós que carregamos a possibilidade de escolher nossas ferramentas no trato com o próximo.

Quando alguém é áspero, como agir? Se o outro nos trata com grosseria, como nos comportarmos?

Será sempre a gentileza o toque especial que não nos permitirá cair nessas armadilhas que comumente encontramos em nosso dia a dia.

Gentileza é o que podemos oferecer para deixar o dia mais leve, os relacionamentos menos difíceis, o cotidiano mais ameno.

E como disse alguém: Gentileza gera gentileza.

Haverá naturalmente aqueles que ainda não conseguem perceber a gentileza que lhes é ofertada, e que desprezam tal fato, agindo indiferentemente na sua habitual rudeza.

Porém, que não sejam esses, nas suas dificuldades, a nos convencerem que não vale a pena ser gentil.

A gentileza sempre será a melhor opção para nossas atitudes, ensaiando nossa alma para conquistas maiores, representando os primeiros passos para a compreensão e a caridade para com nosso semelhante.

Gentileza é expressão de cordialidade e de afeto.

Não acreditemos que a falta de tempo possa ser responsabilizada pelos deslizes para com a gentileza, no trato diário com as pessoas.

O gesto gentil abre horizontes novos ao entendimento e ao melhor viver no mundo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário